terça-feira, 29 de novembro de 2016

Como falar em público











           Hoje, falar em público tem se tornado um pré-requisito para se comunicar com várias pessoas  a nossa volta. Mas, então o que eu preciso fazer para falar bem em público?
           Primeiramente, saiba quem você é. Você é uma pessoa tímida? Se a resposta for sim, você precisa saber se isso te incomoda na hora de apresentar um trabalho ou dar uma palestra. Se te incomoda, existem algumas dicas que podem te ajudar. Por exemplo, sinta-se motivado, sinta-se confiante(leia a postagem como sentir-se confiante).
          Se você não tem o hábito de falar em público e precisa falar em público, comesse falando com um grupo maior de amigos ao mesmo tempo por exemplo, isso te ajudará a se acostumar a receber muita atenção e como você está falando com seus amigos será mais fácil se sentir à vontade com pessoas próximas a você. Você também pode interagir com um número maior de pessoas, mesmo que elas sejam desconhecidas. Se desafie, fale quando tiver oportunidade de falar, as pessoas a sua volta querem te ouvir!!
         Se você tem uma palestra, domine bem o assunto, passe confiança para as pessoas, a linguagem corporal é muito importante. Ombros curvados passam insegurança, ficar parado durante muito tempo, pode deixar a plateia monótona. Para melhorar sua apresentação ou seu discurso você pode mudar a intensidade da sua voz enquanto você fala. Isso ajudará as pessoas que estão te assistindo a prestarem atenção no que você está falando. Além disso se puder interaja com o público, isso é possível dependendo da formalidade da ocasião. Ao interagir com o público, além da interação haverá a descontração o que facilitará para as pessoas prestarem atenção em você.
         Outro ponto importante que vale a pena ressaltar aqui, é que você deve conhecer o público que você está se apresentando. Conhecendo o público, você pode adequar a sua linguagem de modo que o público compreenda o que você está falando. Por exemplo, ao apresentar uma tese de mestrado a linguagem utilizada é uma linguagem totalmente formal e acadêmica diferentemente de quando você está se apresentando em uma situação mais informal onde a linguagem utilizada não precisa ser tão formal. Públicos diferentes requerem linguagens diferentes




sábado, 12 de novembro de 2016

Como escolher sua profissão



           Hoje vamos falar sobre como você pode escolher em que vai trabalhar. Qual será minha profissão? Que profissão devo escolher? Devo trabalhar em algo por dinheiro ou em algo que gosto?   Qual dos meus familiares devo escutar? Essas são algumas perguntas que vamos te ajudar a responder.
            No mundo de hoje, o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo. Ter o conhecimento dos profissionais que o mercado está precisando pode te dar uma certa vantagem. No ensino médio você tinha alguma disciplina favorita? Se sim qual era? Quais as áreas que estão relacionadas à essas disciplinas? Se não, quais as áreas que você gosta admira ou se veria trabalhando?
            Decidir o que ser ou como mudar de área nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar a sua decisão é muito importante conhecer quem você é e do que você gosta. Se você não sabe do que gosta, converse com pessoas próximas a respeito de como são as profissões delas e o que elas fazem quando estão trabalhando, fazendo isso você pode se identificar com alguma profissão.
             Sua profissão seja ela a primeira ou não, depende de você. Você pode também se especializar antes de mudar de profissão isso te dará ainda mais confiança, além de complementar o seu currículo. Trabalhar em algo que você gosta te dará realização pessoal, e além disso, você terá prazer no que está fazendo. Já trabalhando exclusivamente por dinheiro você não necessariamente irá estar realizado pessoalmente e também não necessariamente será um bom profissional.
 Durante muitas vezes, somos o que queremos ser. A escolha da sua profissão é importante, mas você não necessariamente terá a mesma profissão para o resto da sua vida, a não ser que você queira. Você pode se reinventar, mudar de opinião, mudar de profissão, ser o que você quiser ser. Dependendo do seu objetivo a dedicação e a determinação serão ferramentas importantes na sua escolha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como se sentir confiante







          E aí, tudo bem? Hoje, vou te ajudar a recuperar a sua confiança. Tem dias que você acorda desmotivado e sem confiança? Então esse texto é pra você!!
          Conheça quem você é e saiba do que você gosta, saiba também que você pode fazer qualquer coisa que você quiser. Se está almejando uma vaga na faculdade, você pode consegui-la. Se está querendo um emprego melhor você pode tê-lo. Você é capaz de conseguir tudo qu e você quiser, tudo o que você tanto sonha pode se tornar realidade! Só depende de você.
         Depois de conhecer quem você é, imagine a pessoa que você quer ser. Imagine as características que você tanto admira em outra pessoa fazendo parte de você. Lembre-se, todas as pessoas possuem problemas, mas o que as diferenciam é como elas lidam com eles. Um problema não deve ser motivo de se sentir para baixo. Se sinta confiante, para enfrentar qualquer desafio, desde que esteja ao seu alcance, e os desafios que não estiverem ao seu alcance, calma, o tempo passa as coisas mudam, quem sabe você consiga enfrentar esse desafio um dia?Acredite em si mesmo!
            Esteja perto de pessoas que você admira e que te passam confiança. Pessoas que você admira e que você gosta de ter por perto para se espelhar.
          Saber  que você pode contar com pessoas que te apoiam em tudo que você faz, pode definitivamente te ajudar. Você pode também compartilhar os seus problemas, com pessoas que pensam como você ou com pessoas próximas a você como sua família. Encontre pessoas que possam ouvir seus problemas, talvez elas possam te dar ideias de como se sentir melhor. Saiba o que está te incomodando e tente resolver para que assim possa se sentir confiante.